SymbioBI®

É uma solução  que faz uso de tecnologias de  Business Intelligence e Data Warehouse  para apoiar as organizações no processo de tomada decisões, através da entrega da informação certa, à pessoa certa, no tempo certo.  Tendo em conta a relação custo-benefício  da  SymbioBI® , a sua  implementação justifica-se devido ao facto de :

- Os actuais sistemas de gestão e geração de relatórios, em regra são muito complexos e de difíceis de manusear, sendo que  em muitos casos levam-se semanas para a obtenção de determinados relatórios considerados cruciais para a tomada de decisão de uma organização.

- Os relatórios não são centralizados e nem todos os colaboradores conseguem encontrar as informações que necessitam, de forma fácil e ágil.

- Os principais indicadores de desempenho do negócio( KPIs) não estão visíveis de forma clara para auxiliar a tomada de decisões estratégicas.

Para solucionar estes e  outros problemas relacionados a análise e gestão de dados, a implementação da  SymbioBI®   visa criar uma única fonte da verdade “Single version of the truth” que sirva de fonte de informação centralizada. Para o efeito, a  SymbioBI® é composta pelos seguintes elementos:

- Camada de integração de dados

 Componente dedicado à extracção, ao carregamento e  a transformação de dados. É a parte responsável pela recolha das informações nas mais diversas fontes (sistemas ERP, arquivos TXT ou ficheiros Excel);

- Data warehouse e Data marts 

Locais onde ficam concentrados todos os dados extraídos dos sistemas operacionais. A grande vantagem de ter um repositório de dados único consiste na possibilidade de armazenar informações históricas e agregadas, construindo assim um melhor suporte para as análises efectuadas a posteriori;

- Camada de Apresentação

É a  parte do projecto visível ao usuário, pode consubstanciar-se em forma de relatórios padronizados e ad hoc, dashboards interactivos, portal de intranet/Internet/Extranet, análise OLAP e funções diversas como data mining ou forecasting (projecções de cenários futuros baseados em determinadas premissas).

- Serviços de Suporte

 O serviço de suporte  funciona da seguinte forma:

1º Linha de suporte: Analista de dados (Camada de apresentação);

•  Formação ao utilizador final de como aceder ao repositório de dados;

•  Formação ao utilizador final de como criar relatórios dinâmicos e dashboards adicionais;

•  Criação de métricas na camada de apresentação;

•  Escalar para 2º linha de suporte;

2º Linha de suporte: Engenheiro de dados;

•  Definição de regras de qualidade de dados;

•  Gestão do ETL/ELT/Streaming/Data Pipeline;

•  Consumo de APIs;

•  Gestão de Modelo de dados;

•  Escalar para 3ª linha de suporte.

3º Linha de suporte: Cientista de dados;

•  Implementação de Machine Learning;

•  Gestão de Modelos preditivos;

•  Análise de Big Data.

 

SymbioBI®

SymbioAdvanced®

É uma solução  que faz uso de tecnologias de Advanced Analytics para examinar  dados brutos massivos com o objectivo de encontrar padrões e  extrair valor do Big Data. Engloba componentes chaves de Data Science como Análise Predictiva, Mineração de Dados e Inteligência Artificial sob uma plataforma de Big Data, ou ainda em repositórios de dados estruturados com grande volumetria.

SymbioAdvanced®

Fases de Implementação SymbioBI® e SymbioAdvanced®

 1- Entendimento do negócio e dos Indicadores chave de desempenho (KPI): Os dados devem atender às necessidades específicas dos negócios para atingir objectivos estratégicos e gerar valor real. Esses objectivos são coletados de maneira mais eficaz por meio de um processo de entrevista que começa no nível executivo e continua até os líderes dos departamentos. Por meio desse processo, descobriremos o que os líderes estão a tentar medir, o que estão a tentar melhorar, as perguntas que eles querem responder e, finalmente, os indicadores chave de desempenho necessários para responder a essas perguntas.

 2-  Identificação das fontes de dados : Esta fase é caracteriza-se pela identificação da origem das informações, fontes e características das informações necessárias à resolução do problema de negócio a ser resolvido com o projecto.  Analisamos se os dados possuem origens internas nos sistemas utilizados pela organização, se são dados de domínio público, se teremos ou não redes sociais como uma das fontes de dados, se os dados estão estruturados, semi-estruturados ou não estruturados, se tratam-se de dados confiáveis.

3 – Definição dos Requisitos de infraestrutura tecnológica:   Em função das necessidades do projecto, nesta etapa procuramos definir os requisitos técnicos  necessários para  a coleta , armazenamento, análise e visualização de dados. Todas essas considerações e outras entrarão em uma arquitetura geral e como na maioria dos projectos, quanto mais seus requisitos e necessidades futuras forem levados em consideração, mais a solução realmente apoiará os negócios.

 • Extração 4- Coleta, transformação e cruzamento dos dados – Uma vez definido os requisitos de infraestrutura, inicia-se o processo de coleta , transformação e cruzamento dos dos dados nas origens.

 • Preparação (Tratamento, Limpeza, Padronização).

 • Transformação dos dados.

  • Enriquecimento dos dados quando necessário.

  • Remoção de duplicidade de registos.

 • Cruzamento dados de fontes distintas.

.5 - Geração de relatórios e dashboards interactivos: Esta componente da solução é responsável pela criação e disponibilização de relatórios, dashboards interactivos, configuração de alertas e distribuição de informação.

6- Transferência de Conhecimento:  Para  que uma organização torne-se orientada à dados é requerido mais do que apenas tecnologia. Por isso, nesta etapa, criamos e implementamos um plano de treinamento que inclui todos os níveis da organização, de modo a transferir o conhecimento necessário para dar sustentabilidade a estratégia de dados implementada.

7-  Suporte: garantia  do funcionamento e a monitorização da solução .

Fases de Implementação SymbioBI®  e SymbioAdvanced®
´

Esteja um passo a frente

topo